Novo exoesqueleto pode ser adotado para fins militares


  Um novo modelo de exoesqueleto humano, mais leve e compacto que os antecessores, pode em breve ser adotado pelas forças armadas dos Estados Unidos.

  A empresa responsável pelo projeto é a armamentícia Lockheed Martin, que já iniciou testes da coisa em bases americanas. A propósito, a coisa tem nome: HULC (Human Universal Load Carrier, ou Carregador Universal de Cargas Humano). O nome faz referência a uma das principais funções do HULC: aumentar a força do usuário enquanto o utiliza. Por exemplo, qualquer soldado poderia carregar 90 quilos como se carregasse apenas 9, segundo os engenheiros da empresa.

  Além do bônus na força, o exoesqueleto proporciona uma economia de esforço em caminhadas e corridas leves. Com o acessório, o militar pode caminhar a 11,2 Km/h por um bom tempo sem sentir qualquer cansaço, podendo chegar a uma velocidade máxima de 16 Km/h, também com pouco esforço e, consequentemente, menor consumo de oxigênio (5% a 10% menos).

  De todos os exoesqueletos humanos já desenvolvidos, este parece ser o mais viável (pelo menos por enquanto), por ser mais leve (24 quilos) e compacto que os concorrentes. Um dos maiores atrativos para o uso militar é a velocidade com que se pode guardar o acessório na mochila: 30 segundos. Outro diferencial é a opção por baterias de lítio (menores, mais leves e menos duráveis) ou um gerador com capacidade para 3 dias de operação (numa média de 8 horas diárias de caminhada a 4,8 Km/h). Também é possível acoplar um escudo no estilo SWAT ao aparelho — liberando as mãos do soldado para realizar outras funções — ou um adaptador para carregar um companheiro ferido.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s