100 Dicas para uma boa fotografia

Essa semana, fóruns e listas de discussões sobre fotografia foram invadidas por uma lista de dicas para iniciantes de como obter boas imagens em sua carreira fotográfica. Como toda lista dessa magnitude, algumas das sugestões são óbvias, outras são bem ingênuas e várias poderiam ser aglutinadas em um número menor de dicas. Mas, o número 100 exerce um certo fascínio e seu uso é quase obrigatório. Eu, por exemplo, uso uma lista de 10 dicas ao final de cada curso que ministro e para mim são suficientes para englobar tudo que acabei de ensinar, mas não deixa de ser interessante. Ah sim , a lista foi escrita pelo fotógrafo Martin Gommel.

1. Nunca fotografe para se tornar um “astro do rock” 
2. Divirta-se enquanto fotografa 
3. Prepare-se bem para as suas fotos, entenda que a bateria não carregará enquanto você faz os preparativos para as fotos do amanhecer, é tarde de mais. 
4. Tenha sempre uma roupa mais quente do que você realmente precisa. 
5. Preste atenção aos seus pensamentos e emoções enquanto estiver fotografando 
6. Defina metas que você pode alcançar 
7. Escreva dicas sobre fotografia, porque ao escrever você também aprende. 
8. Nunca saia para fotografar sem um tripé 
9. Fique satisfeito com pequenas evoluções 
10. Construa relacionamentos com potencial foto-amigos 
11. Olhe o local que você fotografar primeiro com seu coração e depois com a câmera 
12. Mantenha-se sempre calmo 
13. Saiba que você costuma se superestimar 
14. A perspectiva é um assassino 
15. Dedique-se a fotografia, mas não subestime de mais 
16. Faça parte de uma comunidade de fotografia 
17. Mantenha sua câmera limpa 
18. Nunca se compare a outras pessoas nem em situações melhores ou nem em piores 
19. Encontre o seu próprio estilo de fotografia 
20. Tente compor mais e utilizar menos o obturador 
21. Tente aprender a aceitar a críticas sobre as suas imagens 
22. Faça algo diferente para recuperar criatividade 
23. Inspire-se no trabalho de outros fotógrafos 
24. Critique honestamente, mas com respoeito 
25. Peça opiniões da sua mulher (homem) 
26. Não copie o estilo de outros fotógrafos 
27. Seja ousado 
28. Atenção para as regras de ouro 
29. 10mm são show! 
30. Tire retratos de você mesmo 
31. Leia livros sobre fotografia 
32. Para dar um impulso extra à fotografia de paisagens, tente integrar uma pessoa (talvez você mesmo) 
33. Toda situação de foto é diferente do que você espera 
34. Preste atenção às curvas em S e as linhas 
35. Fotografe sempre em RAW 
36. Mantenha sensor limpo, pois assim você economizará algum limpando suas imagens no Photoshop 
37. Descubra as coisas que você acha que são bonitas 
38. É preciso tempo para se tornar um bom fotógrafo 
39. O melhor equipamento é o que você tem hoje 
40. Você não pode tirar fotografias de tudo 
41. Quebre as regras da fotografia consciente 
42. Preste atenção à luz de forma diferente nas diferentes partes da cena 
43. O olho move-se para o ponto de contraste 
44. Nuvens aumentar a atmosfera de uma paisagem 
45. Inicie um photoblog / Flickr 
46. Aceite elogios e diga “obrigado” 
47. “foto linda” não é um comentário muito útil para se fazer 
48. “Incrivel!” Também não é útil. Tente especificar o que você gostou ou não na imagem 
49. Você não é sua câmera 
50. Faça uma pergunta no final dos seus comentário sobre uma foto para obter algum retorno e iniciar conversa com o fotógrafo 
51. Faça uma revisão de seus arquivos regularmente, quanto mais você fotografar – mais diamantes você achará por lá 
52. Sempre deixe claro onde está o “eyecatcher” (ponto focal) na sua imagem53. Nenhuma imagem é melhor que a outra 
54. Todas as pessoas têm que começar aos poucos 
55. A sua opinião sobre fotografia é importante! Tenha uma! 
56. Deixe um comentário engraçado, mas com conteúdo. 
57. Fale de suas experiências como os seus colegas de fotografia 
58. Limite sua foto ao que é importante 
59. Participe de concursos de fotografia 
60. Pós processamento = Otimizando sua imagem para o melhor resultado 
61. Fotografe com exposições diferentes tantas vezes quanto for possível. 
62. Use photomatix o mínimo possível, HDR’s têm sempre um sabor sintético 
63. Sempre lembre o que trouxe você para a fotografia 
64. Nunca fotografe uma pessoa que não quer ser fotografada 
65. Sempre ande ao redor, as vezes a melhor fotografia está dentro de você 
66. O que importa é quem está atrás da câmera, não a câmera. 
67. Os erros são permitidos! Quanto mais erros você comete, mais você aprende! 
68. Se você tem uma idéia e imediatamente pensa: “isso não vai funcionar” – Faça de qualquer jeito. Na dúvida, fotografe sempre. 
69. Entenda e olhe para o histograma enquanto fotografa. Ele fornece muitas informações importantes sobre a sua imagem. 
70. Conheça a sua câmera, pois procurar o botão do menu a noite, definitivamente, é um tempo que você não quer perder. 
71. Fotografe com a maior freqüência possível 
72. Acredite em você mesmo 
73. Não tenha medo de se sujar. 
74. Preste atenção na qualidade das suas imagens 
75. Suas fotografias são um mapa pessoal da sua psique 
76. Sempre revalide as suas configurações de ISO. É terrível descobrir que elas estava errada apenas quando estiver vendo as fotos na tela do seu computador. 
77. Agradeça por todos os comentários e observações feitas as suas fotos. 
78. Nunca confie no seu LCD. Normalmente, ele é mais nítido e brilhante que a imagem original. 
79. Tenha sempre espaço em disco suficiente, pois é muito barato e você precisará. 
80. Aprenda a aproveitar momentos bonitos quando você não tem uma câmera. 
81. Sempre chegue pelo menos meia hora antes do nascer ou do por do sol, compor com pressa é uma má escolha. 
82. Tente ampliar os seu limites mentais e físicos. Tire algumas fotos extras quando você pensar “isso já é suficiente”. 
83. Preste atenção às estruturas no céu e espere até que eles se encaixem nas estruturas em primeiro plano 
84. Visite o mesmo lugar com a maior freqüência possível. A luz nunca mostra a mesma montanha. 
85. Imprima as suas imagens em tamanho grande. Você vai amar isso! 
86. Calibre seu monitor. Trabalhar com um monitor que não é exato é como estar com alguém que você não pode confiar. Isso sempre termina mal. 
87. Não se pense sobre o que os outros possam dizer sobre suas imagens. Se você gosta delas, isso é o que vale. 
88. Nunca censure você mesmo. Aprenda com seus erros e olhe para a frente e não para trás. 
89. Lute contra a sua preguiça! Criatividade vem após a disciplina. 
90. Pergunte a você mesmo: O que quer expressar em suas imagens? 
91. Sempre pense fora da caixa, colete idéias de fotografias que você pode fazer e pergunte-se: porque não? 
92. Procure por um mentor. 
93. Fotografia nunca é perda de tempo 
94. Cada comunidade tem as suas desvantagens. Não transpareça isso com uma resposta emocional 
95. Sempre haverá pessoas que não estarão satisfeitas com o que você está fazendo. 
96. Henri Cartier-Bresson tinha razão quando disse que “Suas primeiras 10000 fotografias são suas piores”. 
97. Uma câmera melhor não garante imagens melhores. 
98. Tenha sempre em mente imprimir as suas imagens quando você estiver no pro-processamento. 
99. Fotografia é justa: você ganha publicidade com a qualidade das suas imagens. Ao menos que suas imagens sejam roubadas, não há uma forma de se enganar por muito tempo. 
100. Escreva uma lista 100 coisas

Advertisements

1 Comment

Filed under Uncategorized

One response to “100 Dicas para uma boa fotografia

  1. Good , ขอบคุณครับ