Casulo dos 5 sentidos cria “virtualidade real”

 A realidade virtual como você conhece pode estar com os dias contados. Pelo menos é o que dizem os cientistas que trabalham num projeto de casulo do que eles preferem chamar de “virtualidade real”, numa tentativa de fazer você acreditar que a máquina deles pode praticamente teletransportar você para uma realidade alternativa. Mas, ei, se a bugiganga fizer o que eles anunciam, até que a coisa é bem por aí.

 O equipamento completo é composto por um capacete com um mega visor, fones de ouvido e uma sonda nasal que lembra aparelhos de respiração hospitalares. Também há luvas para estimular o tato das mãos e, para completar, uma sala completa em forma de bolha (como você vê abaixo). Nas fotos não aparece, mas eu tenho certeza que o casulo acompanha um kit de babadores de alta absorção.

 Os pesquisadores, britânicos, dizem que o equipamento pode estimular os 5 sentidos simultaneamente. Ok, o fone de ouvido não tem nada de diferente. O visor nós já sabemos como funciona. A luva de tato também podemos imaginar. Agora, e o olfato? E o paladar? Então.. “Nós tínhamos um aparelho capaz de fazer milhares de cheiros com uma paleta de 64 tipos de elementos aromáticos”, explica Joel Bellenson, um dos pesquisadores, em referência a uma das invenções de sua empresa que faliu com o estouro da bolha da internet em 2001. O mecanismo do casulo será bem similar. Já o paladar, explicam os cientistas, é em grande parte estimulado através do olfato, mas eles dizem estar trabalhando em materiais que poderiam ser utilizados para dar a sensação de texturas, ao serem colocados em contato com a língua. Tá servido?  

 Os cientistas explicam que não é necessário reproduzir com alta fidelidade os estímulos de cada um dos 5 sentidos, porque o cérebro na verdade só percebe um de cada vez, embora muito rapidamente. Desse modo, bastaria aplicar os estímulos certos nos momentos certos para que fosse possível enganar o cérebro e fazê-lo acreditar que seu corpo foi realmente teletransportado até esse laranjal que você tem certeza que está vendo, ouvindo, cheirando, provando e tocando neste exato momento. Será mesmo? “O cérebro não vai mais saber onde o corpo realmente está”, garante David Howard, da Universidade de York e membro da equipe de projetistas.

Medo…
Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s