Le Parkour

O parkour também conhecido como Le Parkour é uma modalidade onde seus praticantes, conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino usam principalmente as habilidades do corpo humano para superar obstáculos que pode ser qualquer coisa no ambiente, desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto, subir um muro, pular de lugares altos, porém o parkour não é um esporte de pular de prédios ou fazer macaquices. Ele consiste em uma pessoa correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo.

O que me faz lembrar dos filmes de Jack Chan em cenas de perseguição.

O Le Parkour foi fundado pelo francês David Belle e a palavra parkour, significa em português percurso.

Sem limitações de espaços para ser praticado, o Parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem. Qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocínio rápido e observação.

Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, avaliação de capacidade e avaliação de risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Seus praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: “É ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas”. Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.

São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves, devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram através de amigos, colegas ou vídeos na TV ou Internet.

Tome isto como exemplo:

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s