Edifício perto da central da CCTV em Pequim pega fogo

Acredita o que rolou na segunda-feira na China? A central da CCTV em Pequim, aquele edifício projetado por Rem Koolhaas, quase pegou fogo. Fogos de artifício do último dia das celebrações do Ano Novo talvez sejam os culpados.

No momento, a história oficial é que o Mandarin Oriental, localizado no topo, pegou fogo por causa de uma miríade de fogos de artifício disparados para marcar o Festival. Pequim geralmente bane os fogos de artifício na região central da cidade, mas afrouxa nas restrições durante o período do Festival de Primavera. Mas você viu como aquele prédio queimou? Alguém já viu algum arranha-céu se iluminar desta maneira sem….tipo….ser atingido por um jato?

Mas o que me causa maior estranheza é a resposta do governo. Este comunicado foi enviado aos sites de notícias, BBS e blogs, ordenando que os moderadores parassem de enviar relatos sobre o incêndio da CCTV. Isto significa parar de postar outras fotos, vídeos, etc., e usar somente o relatório oficial Xinhua.

Por quê? Alguns dizem que é porque o governo não quer que ninguém saiba sobre o assunto até eles terem determinado a causa do incêndio – sabe, ter milhões achando que Pequim foi alvo de um ataque terrorista prejudicaria a harmonia do país. Mas poxa, um comunicado qualquer dizendo “o edifício da CCTV pegou fogo ontem à noite. Causa desconhecida, mas terrorismo é pouco provável” não resolveria isso?

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s